SUMÁ Soluções em Tecnologia e Gestão

Plataforma de conexão entre gestores e agricultores familiares para consumo de alimentos locais e rastreáveis pelos mercados institucionais.

Área de negócio Região Cidade
Tecnologia Social Vale do Itajaí Balneário Camboriú

Empresa
A situação da agricultura familiar brasileira e a qualidade da alimentação escolar, sobretudo em escolas públicas, oportunizaram a concepção e estruturação da Plataforma SUMÁ com foco em tecnologias sociais e inovadoras. O SUMÁ foi criado a partir de know-how adquirido pela equipe por meio de mais de 20 projetos voltados á Programas de Certificação Setoriais e Cadernos de Normas de Produção com agricultores familiares de todo o Brasil. A partir destas experiências desenvolvidas junto a produtores de mel, cachaça, alfafa, flores, banana, frutas, leite, catfish e ostras, foram consolidados os métodos e reconhecidos como uma excelente iniciativa para qualificar e inserir no mercado agricultores familiares de forma inclusiva e compatível com as diferentes realidades enfrentadas, além de proporcionar uma modernização gerencial nas propriedades agrícolas de pequeno porte por meio da gestão por indicadores e de viabilizar uma comunicação direta com o mercado institucional em caráter coletivo.

Produto
Otimização de recursos é palavra de ordem do SUMÁ. Os gestores da alimentação escolar e institucional, com base na vocação agrícola regional, cadastram os cardápios elaborados pelas nutricionistas e o SUMÁ realiza a integração dessas informações gerando uma demanda planejada para o cultivo regional pelos agricultores familiares. Assim, estimula a aproximação entre as partes e proporciona redução de desperdício tanto para fornecedores como para compradores de alimentos.
O princípio adotado para a qualificação dos agricultores familiares está fundamentado em um caráter evolutivo e inclusivo, com níveis de exigência compatíveis com o modelo de produção local. O SUMÁ permite o controle do caminho do alimento escolar desde sua semeadura/plantio até a colheita e beneficiamento, registrando os tratos e manejos a que foi submetido e oferecendo transparência e rastreabilidade para os interessados na qualidade dos alimentos consumidos pelas escolas e instituições públicas brasileiras.

Prêmios recebidos
O SUMÁ já foi submetido, apreciado e beneficiado por alguns dos mais importantes prêmios e iniciativas de inovação do Brasil. Em abril de 2014, foi contemplado na Chamada Pública FAPESC Nº 03/2013 – TECNOVA e tem previsão de conclusão em junho de 2016.
Em 2015 foi um dos três finalistas da etapa nacional do Prêmio Santander Universidades 2015 na categoria Ciência e Tecnologia, sendo selecionado entre mais de 23.000 inscritos.
Em 2016, além de ter sido contemplado pelo Programa Sinapse da Inovação entre as 100 melhores idéias, o SUMÁ foi submetido ao Social Good Brasil Lab, iniciativa com sede em Florianópolis, que ajuda a viabilizar projetos que usam tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo, tendo sido selecionado entre os 50 projetos para um laboratório de quatro meses para qualificar a idéia sob a ótica dos negócios de impacto social.

Sócios
Marco Antonio Harms Dias
Coordenador de Relações Institucionais
Alexandre de Avila Leripio
Coordenador de Inovação
Rafael de Santiago
Coordenador de Tecnologia
Daiana Paulina da Luz Censi Leripio
Bolsista

Site

LinkedIn
https://www.linkedin.com/company/sumá
FanPage
https://facebook.com/sumapptecnologia
Email
contato@appsuma.com.br
Telefone
(47) 9638-3332
Celular
(47) 9638-2288