Climero - Plataforma colaborativa para alerta de desastres naturais

Tecnologia Social
Setor Administração Pública
Região Sul
36

Oportunidade/Desafio

Atualmente, os órgãos oficiais capazes de emitirem alertas de desastres naturais não possuem mecanismos tecnológicos eficientes para propagação de alertas e a validação do recebimento dos mesmos. Também, segundo relatos, nos momentos relacionados as ações de desastres naturais, normalmente, a linha telefônica dos órgãos com capacidade de auxiliar a população com informações e alertas acabam ficando congestionadas.
Com as linhas ocupadas, pedidos de socorros também são afetados com tal problema.
Como complemento, vale salientar que a ideia surgiu após a ocorrência de um desastre natural em nossa região (Litoral Sul de Santa Catarina), pois tivemos muitos prejuízos econômicos, que poderiam ter sido minimizados caso tivéssemos recebido alerta sobre a ocorrência do mesmo.
Sabendo disso, estamos desenvolvendo uma plataforma (sistema web, aplicativos para dispositivos móveis e canais de integração) colaborativa com o uso de dados georreferenciados, afim de levar para todo o Brasil.


Solução Proposta

Estamos desenvolvendo uma plataforma colaborativa para alerta de desastres naturais com o uso de dados georreferenciados, sendo uma ponte para que órgãos oficiais (Defesa Civil, Prefeituras, entre outros) e também a própria comunidade, possa alertar outras pessoas de ocorrências de desastres naturais em sua região.
A plataforma é dividida em 2 subprojetos, que são:
1) Sistema web/serviço de integração e comunicação:
- Envio de notificações de desastres naturais para todos os usuários que estiverem em região de risco;
- Serviço de integração e comunicação para que órgãos oficiais possam emitir seus alertas oficiais antecipadamente;
- Acompanhamento das notificações por um mapa em tempo real.
2) Aplicativo para dispositivos móveis:
- Envio de ocorrência de um desastre natural;
- Recebimento de notificações de alertas de um desastre natural ou evento climático de menor impacto;
- Avaliação das notificações;

Visite site do Climero: http://climero.com.br


Grau de maturidade da solução

A solução está com grau de maturidade alto e possui reconhecimento de centenas de pessoas por todo o Brasil. Também possuímos uma carteira com dezenas de órgãos oficiais interessados em explorar a plataforma e utilizar a mesma afim de emitir seus alertas para a população. Em relação ao sistema, temos um aplicativo para Android lançado na Play Store em versão beta, onde temos mais de 120 pessoas testando por todo o Brasil. Dados do aplicativo em versão beta: - Foi utilizado em mais de 79 cidades mapeadas; - E, também, o aplicativo foi utilizado para emitir mais de 300 eventos climáticos.


29 versões postadas
Ultima versão 1.28 postada em 05/11/2015 às 20:17

Cadastre-se para poder interagir com os empreendedores